segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ontem pus-me a ver estes videos da Luna, com excertos do programa "Portugueses pelo Mundo" sobre Amesterdao.
Nunca tinha visto o programa e sendo eu uma poruguesa pelo mundo, achei que iria ser positivo ver aqueles com que me poderia identificar.
So vi o primeiro video e nao foi ate ao fim.
Aquilo assustou-me. Ouvi  cada uma das pessoas contar "Vim so para fica X tempo e agora ja la vao 5 anos". Uma delas ia so por 3 meses e foi ficando. Tirando um ou outro, nao me pareceu que alguma delas pessoas pensasse voltar. Pareceram-me felizes. Ainda assim, o seu relato, relevou-se-me absolutamente assistador. Tambem eu emigrei para a Irlanda por tempo determinado. Esse e o objectivo. E o meu tempo determinado nem e tao curto quanto o deles.
Quero um dia ser uma portuguesa que andou pelo Mundo. Nao uma portuguesa NO mundo.
Em Portugal, sossegadito, e onde quero estar, a curto/medio prazo.
Se uns ficam porque se adaptam, gostam, apaixonam-se, etc etc etc, outros ficam porque deixam de encontrar um lugarzinho para eles nesse mercado de trabalho que e o portugues.
E isso e o que mais me assusta. Nao desisti do mercado portugues. Resolvi fazer este investimento, para voltar com mais forca a esse mercado. Tenho receio que esse mercado desista de mim...

2 comentários:

Mie disse...

Vi os mesmos videoa que tu e algumas pessoas sao minhas conhecidas.
Eu sou das que veio para ficar, nao volto a Portugal.
Ja estou em Amesterdao ha 5 anos e foi das melhores decisoes da minha vida.
Portugal virou-me as costas ha mt tempo e sinceramente nao e agora que me vai receber de bracos abertos.
Espero que nao te desiludas quando perceberes que o regresso nao e facil e ao contrario de ti que queres voltar ha muita gente que dava tudo para sair de la.

Anónimo disse...

Adoro esse prigrama. Ainda ha pouco vi a av 9 julho em buenos aires eontem estive la a ver o obelisco! Qt ao teu tema, n te vejo longe de casa p sempre, amenos q te apaixones loucamente.... Veremos. Um dia de cada x. Bbb